sexta-feira, 27 de maio de 2011

AGACHAMENTO!


O(s) AGACHAMENTO(s)
                Todo mundo, alguma vez na vida (e pode apostar que muito mais que uma), já fez um “agachamento”. Ah, você agora deve estar dizendo: “Eu não, eu nunca fui a uma academia!” Mas, saiba que o movimento ou melhor, os movimentos pertecentes ao agachamento são realizados o tempo todo, o dia inteiro, por todos! Porém, muitas pessoas, por motivos banais, acabaram rechaçando este grande e poderoso movimento/exercício. Quer saber como o realizamos o tempo todo no nosso dia? Simples! Toda vez que você sentar ou levantar da cadeira, do sofá, da privada, ao “agachar” ao chão para pegar aluma coisa... Viu?!
Agora, o meu intersse é mostrar a todos a capacidade de ajuda pela qual este exercício (que possui diversas maneiras e estilos) tem sobre nosso belo e frágil corpo humano.
Umas das maiores reclamações dos clientes que procuram a academia são as dores: nas costas, no joelho etc. Sendo assim, além do sedentarismo eminente, do peso corpora desregulado, a postura também não é adequada, certo? Estão ai ainda acompanhando? Auhauhuahua.
Sendo assim, uma melhora na musculatura tanto na parte postural-estabilizadora quanto no aumento de potência muscular e força máxima, aumetando o gasto calórico seria o ideal. O exercício de Agachamento, dentro de um gesto motor correto, vai mobilizar tantas articulações, músculos estabilizadores e dinâmicos, concentração, aumento da Freq. Cardíaca auxiliando na consciência corporal, fortalecimeto dos músculos da coluna, da coxa e dos glúteos que proporcionará uma proteção músculo-articular  contra lesões e dores.
Como foi escrito acima, existem variações deste grande exercício que vão cada vez mais proporcionando ganhos e mais ganhos. Para evitar lesão durante a execução neuro-motora, existem processos pedagógicos e dicas a serem seguidas para preparar o aluno a realizar o agachamento tranquilamente e poder chegar a sobrecargas e variações maiores!
E como eu sempre digo: - “Tá estressado? Vai Agachar!” auhauhuahuahuahua
Gostou, quer fazer ou saber mais? Fale com o Professor Especialista Luará Fernandes.
Abraço

Artrose: o que é e como combatê-la

A artrose é uma doença articular degenerativa e afeta inicialmente a cartilagem e dificultam o “deslizamento”entre os ossos. Geralmente, por vários motivos, causam inflamações e levam a comprometimentos a todas  as estruturas da articulação como o aumento do volume destas estruturas.
                A doença não tem uma linha lógica de desenvolvimento e pode aumentar ou estacionar. As deformidades também aparecem nessas regiões afetadas, podendo causar calor e diminuição da funcionalidade dela.
                A genética tem grande influência e acomete mais as mulheres quando da origem na mão e dedos. Problemas posturais e defeitos podem influenciar o pico de aparecimento. Além da condição genética epostural, o desuso pode influenciar o mau funcionamento articular-tendineo-ligamentar levando a degeneração / corrosão.
Porém, para cada região do corpo existem especificidades que afloram o aparecimento da doença, como nos pés, o qual o Joanete tem influência nela pelo uso inadequado de calçados, por exemplo.
Contudo, o “uso” adequado do corpo durante a vida humana é primordial para o bem estar físico, psicológico, a qualidade de vida, saúde, estética etc. Sendo assim, quem mantém um hábito da vida saudável, evitará ou retardará problemas.
                Dentro do âmbito dos exercícios , podemos indicar alongamentos, praticar movimentos básicos/gestos das partes envolvidas na doença; caminhadas, hidroginástica. Trabalhar com movimentos/mobilidade das articulações de maneira leve/moderada, sem agressão mas com foco e eficácia.
                Hoje em dia também já comprovoram a grande ajuda do treino de força ou treino resistido no combate a osteoartrose. Lembrando que se deve atentar as particularidades e capacidades de cada indivíduo. 
Querem mais? Precisam de ajuda? Contate o Professor Luará, especialista em preparação física.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Meu Pé, meu querido Pé!

Olha eu aqui outra vez com esse assunto: o pé e seu devido calçado, lembram??
Dessa vez vou mostrar uma nova maneira de se pensar acerca de nossa estrutura e como potencializá-la.
Vejam abaixo um link sobre a maior sensação atual sobre calçados tanto para praticantes de fitness, yoga, corrida, ou seja, pra tudo. Entendam que nossos pés e as nossas estruturas são formadas por tendões, ligamentos, artiuclações, sensores etc. Sendo assim, quanto melhor nossos estímulos a eles e quanto melhor utilizarmos mais estaremos atingindo o desempenho ideal e evitando lesões.
Esses sapatos não apresentam estrutura artificial nenhuma, o que faz com que o seu corpo tenha que se adaptar ao movimento através dos próprios músculos. A consequência disso é que o praticante tem que realmente readaptar os padrões funcionais do movimento da maneira que sempre deveríamos utilizá-los. Com isso, acabamos readquirindo níveis ideais de mobilidade e estabilidade, principalmente na região de tornozelo e quadril, aumentando assim a resistência à lesões.
Vejam, chama-se FivefFingers:
http://www.fivefingersbrasil.com.br/
O que acharam??? Legal, não?!?!
É isso aí... até logo!
Prof. Esp. Luará Fernandes

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Refrigerante: um grande vilão.

People, de volta com minhas cutucadas nas feridas. auhuahuha
Vamos agora ver o que liquido mais popular ingerido durante as refeições (o famigerado refrigerante) pode e vai fazer com nosso organismo! Que malvado que eu sou, não?!?! ahuahuha

PRIMEIROS 10 MINUTOS:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 MINUTOS:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (é muito para este momento em particular).

40 MINUTOS:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 MINUTOS:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 MINUTOS:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, vc está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 MINUTOS:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.

Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas quefarão falta ao seu organismo .

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!