quinta-feira, 31 de março de 2011

ALONGAMENTO E DESEMPENHO DA FORÇA

É muito comum ver por toda parte as pessoas se alongando. Geralmente nos locais de prática esportiva e de exercício físico as pessoas realizam o alongamento estático passivo, antes da atividade subsequente. Será mesmo adequado? E você o que acha?
Aguardo as opiniões de todos, especialistas ou não.
Grande abraço
Prof. Luará Fernandes

6 comentários:

  1. Esse negocio de alongamento sempre foi uma discussao sem fim. Muita gente diz que, sem alongamento, nao da para alcançar um bom desempenho. Outras dizem que nao faz a menor diferença na força, outros dizem que fazer alongamento antes faz mal, fazer depois pode machucar... Vai saber...
    Eu ja alonguei muito, mas era treinamento de flexibilidade... hoje em dia nao faço muito, só p manter uma flexibilidade minima.
    E oq vc acha Professor?

    ResponderExcluir
  2. Calma, meu querido amigo. Quero muito saber a opinião das pessoas tanto praticantes desta atividade quanto dos curiosos. Vamos lá, espero a indagação de vocês. Praticam? Por quê?
    Abraço
    Prof. Luará

    ResponderExcluir
  3. Este tema exige atenção redobrada ao ser discutido. Ora por não ser ainda unânime entre as pesquisas existentes e também pela cultura já enraizada.
    Vejamos, muitos dos atuais estudos e artigos científicos corroboram a tese a qual preconiza-se a ação negativa deste tipo de alongamento antes do treino de força. A força cai significativamente quando do alongamento estático-passivo pré exercício. Contudo, a capacidade física Flexibilidade é de extrema importância ao ser humano e está diretamente relacionada com a performance da Força. Sendo assim, é neceesária uma periodizção por parte do professor em realação ao treinamento de seus alunos para poder abranger o máximo de estímulos e capacidsade treináveis promovendo um condicionamento físico global excelente.
    Contudo, existe uma técnica de alongamento conhecida como F.N.P. (facilitação neuromuscular proprioceptiva) que é relacionada como aquela de maior interferência negativa a manifestação da produção de força subsequente. Este exercício (F.N.P.) consiste em ativar as partes do músculo conhecidas como Fuso Neuromuscular (FNM) e o Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) cuja função é proteger o músculo de lesões. Quando estendemos o músculo ele ativa sua proteção contra lesão e em seguida o tendão ativa um relaxamento, possibilitando uma maior amplitude articular. Em geral é necessário ajuda externa para realizar esta técnica e tem uma alto risco e também eficácia.
    Não estou visando depreciar os praticantes e nem o exercício de alongamento mas sim trazer um pouco de conhecimento aos interessados e alertá-los sobre a relação entre o alongamento passivo e a produção/performance da força subsequente a ele. Certo pessoal
    Muito obrigado
    Prof. Luará Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apenas uma frequentadora de academia,mas nunca dei importancia para alongamento! Sempre vejo os alunos começarem com um alongamento antes das atividades,e sempre ouvi recomendações para essa prática para evitar lesões.
    Há dois anos q treino musculação e faço 1 minuto de alongamento só para me enganar mesmo rsrsrs, mas posso afirmar q nunca sofri nenhum tipo de lesão.
    Cristina Matheus

    ResponderExcluir
  5. bom dia!
    gostaria de saber se esse outro tipo de alongamento a que você se refere também é possível de ser realizado nas academias. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Cris, ralmente esse alongamento que você está realizando é apenas seu momento "enganação".kkk
    O alongamento deve ser enxergado como uma técnica, um exercício e sendo assim, deve seguir os princípios do treinamento e realizá-lo com intensidade, volume e duração programadas. Com relação a lesão, o alongamento aqui discutido está sob o foco da influência em relação a manifestação da força subsequente. E lesão não fica isenta por conta do alongamento diretamente, ok?!

    Já em relação ao outro tipo de alongamento comenmtado pela Estela pode sim ser feito numa academia mas é necessária ajuda de um profissional para ensiná-la e realizá-lo.
    Obrigado

    ResponderExcluir